Cursos Milagrosos na Fotografia

  • Por admin - 19 Setembro 2020 - Dicas para Ensaio Sensual - 0 Comentários

Gente, deixa o tio ensinar uma coisa para quem está começando na fotografia. Hoje em dia vejo muito “coachs milagrosos” na fotografia oferecendo fórmulas mágicas de como encher sua agenda, como comprar um Porsche fotografando e por aí vai.

Isso não existe, ou melhor, pode até existir, mas é para menos de 0,0001% dos profissionais, e por incrível que pareça um grande responsável por esse sucesso não é o talento, nem a qualidade do seu trabalho, e sim a sorte, parece uma piada, mas a sorte está diretamente ligada ao sucesso.

A dica que posso dar em cima dos nossos milagreiros de plantão é estudar muito, fotografia é um eterno aprendizado, portanto, invista em cursos, workshops voltados a sua área, torne-se um profissional desejado pelo seu trabalho, por sua ética e pela sua identidade, (sim você tem que ter sua identidade, ser reconhecido pelo seu trabalho). E pra finalizar, sim, fotografia é uma empresa como qualquer outra, então, invista em marketing, conheça seu público, e se adeque às necessidades deles, e assim seu crescimento será garantido. Faça seu cliente ver que ele precisa do seu trabalho.

Outra questão importante e que é uma dúvida de todos que estão começando, inclusive foi do amigo que vos fala, é quanto a precificação. Você sempre vai ver e sempre verá aquele fotógrafo que faz ensaios a R$ 50,00 com fotos ilimitadas, você deve se preocupar com ele? Sinceramente não, você deve buscar seu público alvo e não se preocupar com concorrência, foque em um nicho específico, e se dedique a ser o melhor nele. Crie seu preço em cima de sua despesa fixa + depreciação do equipamento + lucro, e vou contar uma coisa, o que você fizer abaixo desse preço, você vai sim estar perdendo dinheiro. Manutenção de equipamento é cara, os equipamentos nem se falam, a depreciação do equipamento, pois todos tem vida útil.

Vou dar um exemplo, vejo alguns perfis em redes sociais em que o colega posta foto de newborn (recém-nascido) junto com foto sensual, foto de casamento com ensaio de nu, você acha mesmo que quem está procurando por um ensaio newborn vai mesmo se interessar por alguém que mistura fotos de uma criança com ensaios de nu e sensuais, a resposta é não, isso é um tiro no pé.

E para concluir, a fotografia é um mundo lindo, fascinante, mas não tenha a ilusão de que é fácil, por que você vai ralar muito, ficar finais de semana longe da família, às vezes dias como é meu caso que viajo muito. Mas você poder contar histórias, fazer as pessoas felizes, isso sim não tem preço e vale todo o sacrifício. Se você leu até aqui, e ainda assim tem o desejo de continuar, vá fundo e siga essas dicas que vai dar tudo certo.

Voltar

Artigos Relacionados

Esses dias me deparei com uma situação...

Através deste post, quero dar algumas dicas...

Comentários (0)